‘Ciclo de Debates Urgentes’ do Programa de Estágio do Governo de MS propõe saúde mental como tema para discussão

Publicado por: Imprensa

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul apresenta um novo projeto que busca a formação complementar de estagiários e gestores, o “Ciclo de Debates Urgentes”, pensado especialmente para estimular o pensamento reflexivo e crítico acerca dos temas e desafios pelos quais passa a sociedade contemporânea. Nesse sentido, a programação se estrutura em assuntos que perpassam questões ambientais, de gênero, saúde mental, inovação e criatividade, dentre outros, apresentados por especialistas de Mato Grosso do Sul e de outras regiões brasileiras.

Bimestralmente e de forma virtual, por meio de transmissão ao vivo no canal do Youtube, serão trazidos temas que dialogam com a rotina de trabalho dos estudantes e dos próprios gestores. É o que diz o supervisor do Programa e superintendente estratégico da Secretaria de Governo (Segov), Thaner Castro Nogueira. “São questões que afetam diretamente o trabalho e que muitas vezes passam a margem da formação acadêmica e do próprio ambiente profissional. Trazer essas temáticas nos ajudam na convivência com o outro e nos auxiliam a enxergar o trabalho de uma forma mais produtiva e, principalmente, mais social”, explica.

O primeiro debate é exposto pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Tiago Ravanello, que fala sobre a “Saúde mental no presente e os sonhos de um futuro profissional”, na próxima quarta-feira, 22, às 9 horas, por meio deste link.

De acordo com o professor e psicólogo, a saúde mental é uma das maiores questões para os jovens durante a vida acadêmica. “Uma formação universitária não deixa de ser uma forma de sonhar a si mesmo, de projetar um futuro, de pensar uma forma de tornar-se alguém. Isso coloca muitas questões aos estudantes, por exemplo: como lidar com o cotidiano, como encarar a si próprio para que esse sonho se concretize? E, ao mesmo tempo, o que fazer com o medo e a insegurança de que essa imagem projetada de si mesmo não venha a se realizar? ”, expõe Tiago.

A supervisora suplente do Programa, Luciene Ferreira Soares, explica que os temas escolhidos foram definidos pelos estudantes. “São temas que partiram da própria necessidade dos estudantes, uma vez que aplicamos uma enquete para verificar com eles quais assuntos gostariam que fossem discutidos. Vamos propor esse debate de forma obrigatória por ser parte da formação deles para além do co犀利士 nhecimento acadêmico, e sim da formação como cidadão”, diz.

A professora da UFMS e Coordenadora do Programa, Marta Beck, comenta que a experiência do Programa de Estágio tem sido extremamente gratificante e que este novo produto tem tudo para tornar a experiência dos estudantes ainda mais profunda. “É importante porque o aluno tem a oportunidade de refletir sobre os temas propostos. Irá q, com certeza, contribuir com a permanência dele no estágio e com a possibilidade de emprego futuro”, afirma.

O “Ciclo de Debates Urgentes” é aberto ao público e conta com certificado de participação de duas horas.

Sobre o Programa de Estágio

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul é uma iniciativa que visa propiciar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação para os gestores estaduais que receberam os estagiários em suas respectivas pastas. O Programa é realizado pelo Governo do Estado do MS, por meio da Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT e Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), em parceria conveniada com as Universidades Federal (UFMS) e Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50