Com apoio da Fapec, UFMS participa da 74ª reunião anual da SBPC

Publicado por: Imprensa

28 estudantes de graduação dos Câmpus, 11 alunos da educação básica de diversos municípios do estado, oito servidores e três colaboradores da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) participam de um estande exclusivo da UFMS na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento está sendo realizado no formato híbrido entre os dias 24 e 30 de julho, na Universidade de Brasília, no Distrito Federal.

A ação faz parte da SBPC Jovem, com atividades destinadas a estudantes e professores do ensino básico. Entre elas, está o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básic威而鋼 a (Labcrie), que aborda temáticas vinculadas ao uso das tecnologias digitais, como cultura maker, aprendizagem criativa, robótica educacional e educomunicação. “Esse momento vivenciado na SBPC é de muita importância, porque nós estamos trazendo a popularização da ciência, a integração com os nossos estudantes e a apresentação da ciência de Mato Grosso do Sul para todo o Brasil”, explica o diretor da Agência de Educação Digital e a Distância da UFMS e coordenador geral do Labcrie, Hércules da Costa Sandim.

Outro projeto apresentado, por meio de um jogo de tabuleiro, é o Programa Rota Rupestre, que estimula o arqueoturismo em municípios onde há sítios arqueológicos com arte rupestre no Mato Grosso do Sul. A diretora de popularização da ciência e coordenadora do programa, Lia Brambilla, ressalta a valorização do que é desenvolvido na Universidade no maior evento científico do país. “É muito legal, porque as pessoas vem perguntar e jogar o joguinho da Rota e nós vamos envolvendo os alunos, porque a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está devolvendo para a sociedade o investimento que é feito pela Instituição”.

Estudantes da UFMS em caravana para a SBPC.

Com apoio da Fapec, também estão sendo apresentados os projetos dos grupos Minerva e Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências, a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), os museus de Arqueologia e de Ciência e Tecnologia da UFMS, o Parque da Ciência, bem como os cursos da Universidade e as formas de ingresso.

Para a estudante do curso de Farmácia da Cidade Universitária Maria Luiza Brambilla, está sendo muito emocionante ver o número de pessoas do país inteiro que se reuniram em prol da ciência. “É muito gratificante estar tendo essa oportunidade de representar a nossa Universidade e de conhecer outras Universidades, e que não existe rivalidade porque todos nós somos cientistas e estamos reunidos pelo mesmo motivo, que é a divulgação científica”, complementa.

O evento também tem inspirado estudantes como a Bianca Santos, do curso de Direito do Câmpus de Três Lagoas. “É uma alavanca que inspira a continuar, a pesquisar, a não desistir, e entender como a pesquisa científica ajuda cada um de nós, brasileiros em geral”.

*Com informações da UFMS.

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

[email protected]

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados