Convênio entre Fapec, UFMS, Detran e Fertel é firmado

Publicado por: Imprensa

Foi assinado na terça-feira (03), um convênio entre o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Governo do Estado de MS e Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul (Fertel), para execução do projeto intitulado “Programa de Rádio e TV voltado para Educação e Conscientização do Trânsito”.

O ato da assinatura que firma o compromisso entre as instituições ocorreu no prédio da Fertel, no Parque dos Poderes de Campo Grande.

De acordo com a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun, a Fundação celebra mais essa parceria. "Nossa Fundação atua como interveniente executora deste projeto, responsável pela gestão administrativo-financeiro de todo o processo conforme Plano de Trabalho", comenta.

Para o reitor Marcelo Turine, a iniciativa é uma oportunidade para os estudantes da UFMS contribuírem com a sociedade de forma efetiva. “Quero agradecer ao governo do Estado e ao Detran por construirmos juntos um modelo de ação que gerará um impacto significativo para todas as instituições e para a comunidade sul-mato-grossense”, disse.

Presente no evento, o governador Reinaldo Azambuja ressalta a importância da parceria com a UFMS. “A Universidade dará um apoio, para que a gente possa divulgar e melhorar a conscientização, para diminuir os acidentes de trânsito, que aumentaram muito. Precisamos de uma mídia forte para promover a educação”, diz. 

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, explica que o investimento no projeto provém das multas que foram aplicadas em casos de infrações. Agora, este recurso será revertido na conscientização, por meio da informação. “A comunicação para a educação no trânsito é fundamental, é algo que não podemos desconsiderar. Tem que estar sempre na mídia, com conteúdos bons, para que as pessoas se interessem”.

A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) da UFMS e coordenadora do projeto de extensão, Rose Pinheiro, afirma que a proposta busca fortalecer ações para estimular a conscientização entre pedestres, ciclistas e condutores. “[Será] por meio da divulgação de materiais para rádio, TV e mídias sociais, com abrangência em todo o estado”.

O Programa vai envolver os veículos de comunicação da Fertel, como a Rádio Educativa 104 FM e a TV Educativa, além dos canais do Detran-MS. O diretor de Rádio e TV da Rede Educativa, Joel Silva, diz que os estúdios servirão como um laboratório para o desenvolvimento dos conteúdos. Os materiais produzidos serão distribuídos na programação e, posteriormente, também será lançado um programa específico com foco na educação no trânsito.

A ideia é que必利勁 os estudantes utilizem a criatividade para produzir materiais informativos sobre as regras do trânsito. Eles atuarão como estagiários nos estúdios da Fundação e também nos Câmpus. “Contamos com o estudante para desenvolver esse conteúdo de uma maneira agradável e atrativa, com bastante qualidade para todos os veículos envolvidos no Programa”, reforça a diretora Rose Pinheiro.

Estudantes podem se inscrever

O Programa oferece 34 vagas de estágio para acadêmicos de diversos cursos em todos os Câmpus, com bolsas no valor de R$ 700. Entre as oportunidades, 20 serão para estudantes a partir do 5º semestre de Jornalismo, Audiovisual, Música ou Letras, que atuarão diretamente nos estúdios da Rádio e da TV da Fertel em Campo Grande. Há, ainda, cinco vagas para acadêmicos, também a partir do 5º semestre, de Jornalismo, Audiovisual, Letras, Música, Direito, Administração, Jornalismo, Audiovisual, Música ou Letras atuarem na Cidade Universitária. 

O restante das vagas é para estudantes que cursam a partir do 3º semestre de Administração, Direito, Letras, História, Geografia, Pedagogia, Turismo, Agronomia ou Sistemas de Informação nos demais Câmpus. 

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 10 de maio. Para se candidatar, os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail agecom@ufms.br.

*Com informações da UFMS.

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50