Educação Básica é tema de conversa do segundo episódio do podcast Conexão Fapec

Publicado por: Imprensa

A segunda entrevistada do podcast “Conexão Fapec”, da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura, é a doutora e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora do Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília (UNB), Samantha Teixeira. A gravação já está disponível para os ouvintes na plataforma Spotify.

O episódio número 2 da série fala sobre o Escritório de Projetos e também a respeito dos Laboratórios de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (Labcrie) e de Inovação à Educação Básica do Brasil (Labinova).

De forma articulada, Samantha comentou a respeito do papel da Fapec no funcionamento dos projetos. A professora atua como executora dos laboratórios para a Educação Básica.

“Trata-se de um processo articulado, em rede, a partir de demandas onde os pesquisadores e professores que atuam nessas áreas de conhecimento e saber, buscam trazer sua expertise a partir da mão e do viés da Fapec, que busca essas parcerias para o desenvolvimento das atividades”, explica ela.

Em busca do fortalecimento da Educação Básica, os projetos alçam estratégias, sempre pensadas para o aprimoramento do sistema educacional brasileiro a nível nacional.

“Quando pensamos na capacitação, no programa de educação conectada, quando a gente pensa em ações de melhorias da educação brasileira. Neste contexto, esses dois programas [Labcrie e Labinova] visam institucionalizar, capacitar e assegurar uma demanda de necessidades de toda a população através da capacitação do professor e de conectar, trazendo a inovação, a tecnologia, trazendo todas essas ferramentas que vem somar no processo educativo”.

As perspectivas para o futuro são positivas, segundo Samantha. “Podemos esperar um caminho de muito sucesso. Quando a gente pensa em professor em sala de aula, capacitado, compreendendo o seu papel social no processo de alfabetizar, ensinar, educar, articulando isso às ferramentas de tecnologia, de informação, a gente tem aí resultados para um Brasil muito melhor”, finaliza a doutora.

Sobre os Laboratórios

O Labcrie foi inaugurado recentemente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Campo Grande foi a p犀利士 rimeira cidade do Brasil a receber o Laboratório, seguida por João Pessoa. O objetivo principal do projeto é oferecer ferramentas tecnológicas aos professores brasileiros, capacitando e atualizando estes profissionais em rede para que, dessa forma, a Educação Básica do Brasil seja aprimorada.

Já o Labinova tem o objetivo de apoiar, acompanhar e monitorar as estratégias do Programa Inovação Educação Conectada (PIEC) do Ministério da Educação (MEC) na formação dos articuladores estaduais e articuladores locais de todos os municípios atendidos pelo PIEC, dos 26 Estados e do Distrito Federal, visando promover o ensino e a aprendizagem condizentes com as habilidades e competências requeridas para uma educação inclusiva e de excelência.

Para saber mais sobre essas ações acesse as redes sociais pelos links a seguir:  https://www.instagram.com/labinova.ufms/ - https://www.instagram.com/unbpilab/ - https://www.instagram.com/ufmsoficial/ .  Ouça o podcast “Conexão Fapec” clicando aqui

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

[email protected]

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados