Estudos que avaliam qualidade e execução do asfalto de Campo Grande são gerenciados pela Fundação

Publicado por: Imprensa

Por meio do projeto “Estudos Técnicos e Científicos para o Planejamento na Execução dos Serviços de Restauração e Implantação da Pavimentação Urbana no município de Campo Grande”, a pavimentação da Capital sul-mato-grossense passa por análises criteriosas, diagnósticos que avaliam a qualidade e a necessidade de melhoria do asfalto.

A ideia é conduzida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande com a participação樂威壯 do Ministério Público (MP/MS) e do Tribunal de Contas (TCE/MS). O gerenciamento administrativo-financeiro dos estudos fica sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). Quem financia o projeto é o Poder Executivo Municipal com recursos no valor de R$ 1.819.200,00.

As primeiras atividades do projeto iniciaram em 2017 e foram baseadas em tratativas com engenheiros da Prefeitura no intuito de apresentar ações que trouxessem melhorias para o asfalto.  Por meio dos levantamentos, as equipes elaboraram um Manual de Manutenção de Pavimentos para fornecer um roteiro com orientações de conservação asfáltica. A cartilha, por sua vez, é uma bússola para os profissionais da engenharia, dando a eles amparo legislativo e um critério a ser exigido das empreiteiras contratadas para executarem a pavimentação.

Amostras são analisadas por pesquisadores no laboratório da UFMS

“Esse projeto é extremamente importante, pois até então nós não tínhamos essa concepção da Universidade atuar com a Prefeitura de uma forma efetiva e fiscalizadora. Nós vamos até a via, fazemos um buraco e com um equipamento retiramos esse pavimento e depois o levamos para análise em laboratório”, explica o coordenador do projeto na UFMS e professor do curso de Engenharia Civil, Daniel Anijar de Matos.

O pesquisador pontua o caráter de inspeção atribuído ao projeto. “Essa análise que também fazemos é para a sociedade ver que estamos olhando para aquele asfalto, que o avaliamos, o qualificando como bom ou se precisa melhorar, e qual será a vida útil do pavimento”, complementa.

A equipe também é responsável por vistoriar problemas nas vias de ônibus da Capital. Estudos de mapeamento são realizados por meio de georreferenciamento para saber como está a qualidade dessas rotas.

O pavimento das sete regiões urbanas de Campo Grande também passou pelo crivo técnico dos engenheiros. Neste trabalho o levantamento foi feito a fim de identificar quais vias precisam de recuperação.

Atuação da Fapec

A analista de projetos da Fapec, Susana Félix, é a responsável por organizar e conduzir a execução dos recursos financeiros da iniciativa.

 “Meu trabalho é atender as solicitações feitas pelo coordenador, tais como, pagamento de bolsas e auxílios financeiros, aquisição de material de consumo, de material permanente e serviços. Utilizar os recursos financeiros buscando qualidade e menor preço e, também, atuar em conjunto com o coordenador do projeto, orientando-o sobre as dúvidas relacionadas ao nosso sistema informatizado, o Conveniar”, diz Suzana.

Para o professor Daniel, a atuação da Fapec na concretização do projeto é indispensável. “A Fapec tem me ajudado muito na agilidade e na prestação dos serviços. E sem ela, eu não conseguiria rodar o convênio de uma maneira eficaz.”, finaliza.

123
123
123
123
123
123
123
123

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50