Fapec torna-se fundação apoiadora do IFMS

Publicado por: Imprensa

A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) tornou-se fundação de apoio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, o IFMS. A autorização foi publicada pelo governo Federal no Diário da União, dia 6 de janeiro de 2021. Diante da resolução, a Fapec passa a ser órgão apoiador do Instituto para, juntos, atuarem em ações e projetos. A aprovação foi publicada por meio da Portaria nº 183/2021, dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência,Tecnologia e Inovações (MCTic), e o desenvolvimento das atividades será pelo período de um ano, podendo ser prorrogada.

A autorização abre a possibilidade para que projetos desenvolvidos por servidores e estudantes do IFMS possam cap犀利士 tar recursos externos, por meio de convênios, acordos ou contratos com pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.

De acordo com a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun, é de extrema importância a ação conjunta com o IFMS, pois abre-se um espaço para conhecerem a eficiência do trabalho da Fundação. Os trabalhos que serão desenvolvidos vão desde análise do plano de trabalho, execução do procedimento (editais, licitações, pregões), implementação do plano de trabalho, assessoria a prestação de contas. “Seremos responsáveis por todo o projeto, desde a sua entrada até a execução final,” afirma Nilde.

 A Fapec é a segunda fundação de apoio credenciada junto ao IFMS. Em 2018, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) passou a atuar na gestão financeira de projetos desenvolvidos pelo Instituto.

Para a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, a parceria com a Fapec une qualidade e competência para os projetos futuros, além de oferecer um importante passo para o desenvolvimento da educação profissional, científica e tecnológica em Mato Grosso do Sul.

“Com o credenciamento da Fapec como fundação de apoio ao IFMS agregamos toda a sua experiência e credibilidade a projetos que serão desenvolvidos em nossa instituição, em áreas como ensino, pesquisa, inovação, extensão e desenvolvimento institucional, fortalecendo ainda mais nossa atuação frente à educação profissional, científica e tecnológica por nós ofertada no estado de Mato Grosso do Sul”, declara Cassiano.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Paula Fernandes, a união com a Fundação será um importante instrumento de ensino, já que oferece qualidade aos estudantes envolvidos nos projetos, além de serem colocados diante problemas da sociedade.

“Os projetos apoiados poderão ainda ampliar nossa infraestrutura, equipamentos, instalações e laboratórios a partir dos recursos obtidos e propiciar a melhoria e o desenvolvimento de produtos e processos do setor produtivo por meio do conhecimento adquirido, beneficiando a sociedade como um todo”, explica a pró-reitora.

IFMS - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi criado pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) reestruturou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Instituto Federal têm natureza jurídica de autarquia com uma estrutura multicampi. São instituições com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

O processo de implantação do IFMS começou em 2007, com a sanção da Lei nº 11.534, de 25 de outubro de 2007, que criou escolas técnicas e agrotécnicas federais. Na ocasião, foram instituídas a Escola Técnica Federal de Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande, e a Escola Agrotécnica Federal de Nova Andradina.

No ano seguinte, com a reestruturação da Rede Federal, o IFMS foi criado com a previsão de instalação dos campus Campo Grande e Nova Andradina. Em 2009, com o novo projeto de expansão da Rede Federal, foram criados outros cinco campi nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas.

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50