A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) participou nessa segunda-feira (23), do I Seminário da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (RILA), promovido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O evento aconteceu no auditório da Universidade e teve como objetivo discutir os desafios sociais, turísticos, econômicos e as potencialidades acadêmicas relativos à implantação da Rota Bioceânica Rodoviária que ligará o Brasil aos portos do Chile.
O evento contou com a presença de autoridades brasileiras e de países envolvidos, como a comitiva de pesquisadores da Universidade Nacional de Jujuy e da Universidade Nacional de Salta, ambas da Argentina, além da Universidade de Antofagasta e da Universidade Católica do Norte, ambas do Chile. Pesquisadores da Universidade Nacional de Assunção, do Paraguai, também participaram da abertura do Seminário.
Um dos pilares do Seminário é tratar da integração do trabalho de universidades brasileiras, argentinas, chilenas e paraguaias, por intermédio de acordos bilaterais com proposito de desenvolver ações que deem suporte aos estudos para a viabilização do Corredor Bioceânico visando o desenvolvimento de ações entre os referidos países
Dentro desse contexto e incluindo a Universidade como um dos agentes para o desenvolvimento, o primeiro tema debatido no Seminário foi "Cooperação Acadêmica na Rota Bioceânica: aspectos de internacionalização na América Latina".