Fapec recebe duplo reconhecimento em premiação da Capes e UFMS

Publicado por: Imprensa

A Diretoria Executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) teve duplo destaque na cerimônia do “Prêmio Capes-UFMS:  Conhecimento e Sociedade-valorização científica e acadêmica da Universidade na sua relação com a sociedade”. O evento ocorreu na segunda-feira, 24, no auditório do Complexo Ead da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

A diretora-presidente da Fundação, Nilde Brun, juntamente com o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Marcos Vinicius Coelho, foram reconhecidos pelos trabalhos relacionadas à gestão. Nilde foi premiada na categoria "Prata do Estado de Mato Grosso do Sul- Gestores que contribuíram para o fortalecimento da Universidade no Estado e na região", e Marcos na categoria "Gestão e Governança da Pesquisa Inovadora".

“Este prêmio representa muito para nós. Envolve nossa dedicação diária, nosso empenho pessoal e de toda equipe da Fapec. Sou muito grata pelo reconhecimento, esse prêmio nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, comenta a diretora-presidente.

Para Marcos Vinicius esse troféu simboliza a consolidação de seu primeiro ano como membro da Diretoria Executiva da Fundação. “Há quase um ano vim de Brasília para Campo Grande. A minha missão, um dos objetivos que eu trouxe na mala, é o de fortalecer e implantar as diretrizes do Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação para que possamos fortalecer as inovações tecnológicas e instaurá-las cada vez mais nos projetos e pautas a Fapec”, observa.

Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Marcos da Cruz Coelho, recebe prêmio.

MEC

A cerimônia foi prestigiada pela coordenadora-geral de Materiais Didáticos, Janaina de Aquino Ferraz, que no ato representou o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) Mauro Luiz Rabelo.

“É uma honra estar aqui. É um evento de muita importância, pois celebramos, hoje, a educação pública, gratuita e de qualidade, que são a base da educação brasileira, e a excelência na pesquisa, que é um dos pilares para que tenhamos no Brasil, nosso progresso de fato e de direito”, ressaltou Janaina.

A coordenadora-geral do Portal de Periódicos da Capes, Andrea Carvalho Vieira, também participou da cerimônia de premiação. “A missão precípua da Capes é a formação de pessoal de altíssimo nível. Já vimos acompanhando a UFMS e aqui está se fazendo um trabalho belíssimo de acreditar na pesquisa. Celebrar os resultados é essencial e precisamos aplaudir o trabalho que vocês fazem, com ou sem recursos, já que estão sempre buscando o melhor”.

Prêmio Capes-UFMS

O prêmio Capes-UFMS foi criado com o propósito de reconhecer em instituições e atores estratégicos o estímulo e articulação de ações e projetos em rede que construam capacidade local, regional e nacional para ações voltadas para o desenvolvimento. O conjunto das premiações visa reconhecer o esforço institucional na promoção dos valores que fundamentam a construção do conhecimento no nível acadêmico e científico e por conseguinte, fortalecem ambientes e ecossistemas de pesquisa no âmbito local, regional e nacional.

Conheça os premiados

Categoria: Construção de Projetos e Parcerias nas IFES

Reitor da UFMS Marcelo Turine e pesquisadora da Universidade de Brasília Magda de Lima Lucio, pelo Laboratório de Inteligência Pública da UnB

Categoria: Pesquisa Inova Agro

Pesquisador do Câmpus de Chapadão do Sul da UFMS Paulo Eduardo Teodoro, pelo projeto: Balanço de carbono nos biomas de Mato Grosso do Sul: fontes e sumidouros utilizando sensores remotos e modelagem futura.

Categoria: Gestão e Governança da Pesquisa Inovadora

Diretor da Agência de Internacionalização e Inovação da UFMS Saulo Gomes Moreira, pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFMSDulce Maria Tristão e o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fapec Marcos Vinícius da Cruz Coelho

Categoria: Projetos de Grande Impacto para a educação básica – democratização do conhecimento por meio da pesquisa aplicada

Diretor e da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) Hércules da Costa Sandim e a secretária de Inovação Pedagógica Digital da Agead Daiani Damm Tonetto Riedner

Categoria: Projeto Acadêmico Científico com Impacto Social e Econômico na Educação em Saúde

Pesquisador da Faculdade de Medicina da UFMS Júlio Henrique Rosa Croda, pelo projeto Intercambialidade de vacinas: vigilância virológica e imunológica da COVID-19 na população nacional

Categoria: Prata do Estado de Mato Grosso do Sul – gestores que contribuíram para o fortalecimento da universidade no estado e na região

Vice-reitora da UFMS Camila Ítavo, diretora da Fapec Nilde Brun e diretor da Fundect Márcio da Araujo Pereira

Categoria: Fortalecimento das relações acadêmicas entre Instituto Federal e Universidade

Reitora do IFMS Elaine Cassiano

Categoria: Destaque na Pesquisa Acadêmica Científica

Pesquisadoras da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição Ana Rita Coimbra Motta Castro e Priscila Aiko Hiane; pesquisadora do Instituto de Biociências Letícia Couto Garcia; pesquisadores da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia José Marcato Júnior e Antonio Conceição Paranhos Filho; e pesqu樂威壯 isador da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Luís Carlos Vinhas Ítavo.

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50