Feira Agroecológica da UFMS realiza edição especial de final de ano

Publicado por: Imprensa

Após um ano de projeto da Feira Agroecológica sendo executada no Autocine da UFMS, nesta sexta-feira, 17, será realizado o encerramento com uma edição especial, tendo como tema: *“Sustentabilidade”. *


Teremos exposições de produtos de horticultura da agricultura familiar, hortaliças, pamonhas, saltenhas, doces, mel, frutas e muito mais. Além das delícias vindas direto do produtor, também teremos exposições de plantas alimentícias não convencionais, moda circular, moda e artesanatos indígenas, trabalhos manuais, vasos para cultivo, entre outros. E tendo em vista que a moda sustentável é atrelada aos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico, realizaremos um desfile de Moda Sustentável (moda indígena, moda circular e moda inclusiva) e show instrumental encerrará essa última atividade do ano.

Com a pandemia e a suspensão das atividades presenciais na UFMS, um novo modelo de comercialização foi desenvolvido, utilizando o espaço do Autocine e voltando as atividades para o público externo trabalhador. A Feira Agroecológica realizada todas as sext日本藤素 as-feiras das 16h30 às 21 horas, faz parte da ação de extensão ”Mercado Escola: ciência e tecnologia no fortalecimento da agricultura familiar em tempos de pandemia”, abrange 32 feirantes que contempla a venda de produtos da agricultura familiar, artesanatos, alimentos processados, pães, doces, pamonhas, comidas típicas e muito mais. Objetivo do projeto consiste no fortalecimento da agricultura familiar no estado do Mato Grosso do Sul.

 Histórico do projeto
Contando com o apoio financeiro da FINEP, em 2007 a UFMS teve seu projeto de atendimento à agricultura familiar aprovado. As atividades de orientação e formação no campo, foram direcionadas para 4 municípios, como projeto piloto: (Aquidauana, Naviraí, Maracaju e Ponta Porã).  Com atividades voltadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva (produção, beneficiamento e comercialização), em 2011 foi demandado pelos grupos atendidos, a necessidade de um espaço de comercialização no campus da UFMS.

Foi então criado o projeto Semente: feira agroecológica da UFMS, utilizando o corredor central como espaço de exposição e comercialização de produtos. Tendo como objetivo a produção orgânica e agroecológica, o projeto logo se tornou um ponto de referência entre os produtores e a academia, sendo então desenvolvidos várias pesquisas e projetos de formação, com o intuito de fortalecer a produção no campo e permitir a geração de trabalho e renda das famílias atendidas. Com o crescimento da demanda de produtos, a feirinha se tornou pequena e nova ação foi pensada, para garantir de fato, o desenvolvimento rural e a necessidade de sustentabilidade financeira dos produtores.

O Mercado Escola foi então a ferramenta criada para sanar a demanda de oferta de produtos cada dia maior e também a proposta de contínua oferta aos consumidores que optam por consumir alimentos agroecológicos. O espaço que está sendo construído ao lado do ginásio Moreninho no campus da UFMS, além de mil metros quadrados de cobertura para 80 box's e atenção para 40 municípios do estado, os produtores terão formação em todas as etapas da manipulação de alimentos na cozinha escola, terão um laboratório de desenvolvimento de produtos, um laboratório de controle de qualidade e um laboratório de análise de água e de controle de resíduos. O local é inovador no Mercosul e traz a agricultura familiar para dentro da agenda acadêmica, permitindo o apoio tão necessário para os produtores rurais, tendo como previsão de inauguração em julho de 2022.A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) é a responsável pelo gerenciamento administrativo-financeiro do projeto.
 
Cronograma Feira Especial de Final de Ano

17h-21h - Exposição de produtos de horticultura, artesanatos e alimentos processados e minimamente processados, além de alimentos prontos para consumo imediato.
19h – 20h - Show instrumental de sax com o músico Ezequias Barcelos da banda municipal Ulysses Conceição
20h - 20h45 - Desfile de moda sustentável
20h45 - 21h - Desfile de mérito de produção com participação de todos os produtores do projeto da feirinha agroecológica da UFMS.
21h00 - Encerramento com ceia de celebração pela produção agroecológica, com produtos do sítio preparados pelos expositores.

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50