Magda de Lima comenta a respeito da importância das Fundações de Apoio para o desenvolvimento da inovação no Brasil

Publicado por: Imprensa

A professora Magda de Lima Lúcio, graduada em História, Mestre e Doutora em Sociologia, professora associada ao Departamento de Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, ambos da Universidade de Brasília, Líder do Laboratório de Inteligência Pública e Vice-Coordenadora do Projeto de Extensão Tecnológica, Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil em parceria com o Ministério da Educação (MEC), é a terceira convidada do podcast “Conexão Fapec” e comentou acerca da importância das Fundações de Apoio à Pesquisa para o Brasil e da parceria da Fapec com a Universidade de Brasília, na qual leciona.

Magda explicou que a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura acabou por se aproximar da UNB por conta do Laboratório de Inteligência Pública, que conta com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, como vice-líder.

“Essa aproximação fez com que professores da Universidade de Brasília e professores da UFMS encontrassem um ambiente propício ao desenvolvimento de pesquisas de atividades de cessão e, claro, essa relação caminha bastante para o compartilhamento de disciplinas, de orientações, especializações, mestrado, doutorado e por aí vai”, detalha.

Ainda segundo a pesquisadora, a Fapec tem se destacado como uma instituição efetivamente de apoio à pesquisa, e apoio à instituição mãe que dá origem à Fapec, que é a UFMS, por conta deste trabalho em conjunto que vem sendo realizado com a UNB.

“É como se a gente estivesse triangulando. E essa triangulação é importante porque está preconizada numa lei federal que é o Marco de Ciênc必利勁 ia, Tecnologia e Inovação, uma lei recentemente aprovada e regulamentada e que contou com o esforço de grandes pesquisadores, de grandes instituições científicas do país e que trabalha para que nós tenhamos uma melhoria da qualidade de desempenho da pesquisa e o fortalecimento de instituições que apoiem, que desenvolvam a inovação”, completa.

Quando questionada a respeito do que ainda falta para que as Fundações brasileiras atuem de forma efetiva no apoio às Universidades Federais, Magda adianta que não é uma pergunta tão simples de ser respondida, pois envolve um conjunto de fatores, como a dimensão do Brasil e a idade do país.

“As Fundações de Apoio além de terem essa missão de se desenvolverem para dentro, enquanto instituição, também devem conseguir se desenvolver para fora, para ter esse espaço de diálogo com as suas instituições mãe. É um espaço longo. Nós contamos com algumas estratégias que são bastante promissoras, por exemplo, a Lei de Inovação, cito novamente, mas nós ainda temos algumas estratégias nacionais, cito também a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), mas nós precisamos de muito mais, de um esforço muito maior, nós precisamos de mais unificação, união, aproximação, coordenação e integração entre instituições”, finaliza ela.

Marcos Vinícius da Cruz Coelho, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fapec, pontua a importância deste diálogo para a evolução da inovação no país. “Conversas como essa são de extrema importância para a reflexão a respeito do que vem sendo feito pelo Brasil e sobre o que ainda falta ser pensado para desenvolvermos nosso trabalho e internacionalizar os pesquisadores brasileiros”, pontua.

Saiba mais sobre o assunto ouvindo o podcast “Conexão Fapec” no Spotify ou pelas redes sociais, por meio do @unbpilab .

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50