Mais de 13 mil candidatos realizaram o Vestibular UFMS 2022

Publicado por: Imprensa

Neste domingo, 5 de dezembro, 13.800 candidatos compareceram aos locais de prova do Vestibular UFMS 2022 para tentarem uma vaga na maior universidade pública de Mato Grosso do Sul. A avaliação foi aplicada em Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Das 5.525 vagas ofertadas para ingresso na UFMS , 3.347 são destinadas ao Vestibular.

Na Cidade Universitária, os candidatos foram recepcionados pelo Capi, o mascote da UFMS, presente para desejar boa prova aos participantes. Os portões abriram às 7h e fecharam às 8h.  Para o pró-reitor de Graduação da UFMS, Cristiano Costa Argemon Vieira, esse é um momento importante para a Instituição. “Isso demonstra a confiança que a sociedade tem no trabalho que está sendo desenvolvido na UFMS. Nós ficamos muito contentes por tantos jovens confiarem à UFMS a sua formação profissional”, complementou.

Segundo Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), responsável pela organização do Vestibular, toda a equipe foi estruturada para bem atender e garantir tranquilidade aos candidatos.

“A equipe saiu sábado com toda a preparação devida para que a gente pudesse aplicar a prova no mesmo horário, com a mesma estrutura e segurança que temos aqui, em Campo Grande, também no interior”, disse. Ela ainda salientou que as orientações relativas às medidas de biossegurança foram seguidas. No município de Chapadão do Sul, em atendimento às regras do município, os candidatos tiveram de apresentar o cartão de vacinação contra a Covid-19 para participarem da prova.

Antes de entrar em sala, a estudante Camila da Silva Marques, de 19 anos, de Brasília, relatou que deseja conquistar uma vaga no Curso de Medicina. “Esta é a segunda vez que eu tento o vestibular para a UFMS e estou confiante, me preparei muito”. Já o estudante Bruno Nicolatti, de 17 anos, contou que mora em Campo Grande e gostaria de ser aprovado na Universidade. “A UFMS é uma faculdade pública e isso ajuda muito”, explicou.

Após o fechamento dos portões, familiares também estavam ansiosos por essa importante etapa na vida de seus filhos. A bancária Célia Regina Leite, de Presidente Prudente (SP), veio com a filha para apoiá-la em seu maior sonho. “Medicina é o sonho dela, ela tentou também no Paraná e agora estamos aqui. Escutamos falar muito bem da Universidade. Ela passando, vem morar aqui sozinha, sabemos que não é fácil, mas temos de ter paciência, perseverança e foco”.

A prova foi encerrada às 13h e foi composta de 60 questões de múltipla escolha e uma redação, que teve como tema “A importância do episódio do ‘grito’ de D. Pedro I para o Brasil do século 19 e o que ele ainda significa para o Brasil do século 21”.  Para o estudante Matheus Pimentel, de 18 anos, o tema da redação surpreendeu. “Para quem estudou, a prova foi interessante. Caiu aquilo que você tinha estudado. O tema foi um susto, porque eu não esperava, mas consegui desenvolver. Espero que tenha ido bem”.

O gabarito preliminar do Vestibular UFMS 2022 está previsto para ser divulgado nesta segunda-feira, 6, e o resultado final no dia 9 de fevereiro.

Com informações da UFMS

Fotos: Christiane Reis, Thayná Oliveira e Tânia Gimenez

Tags: , , , ,

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50