Mais de 15 mil candidatos fazem as provas presencial e on-line do Vestibular UFMS 2023

Publicado por: Imprensa

Com informações da Agecom/UFMS

Na manhã deste domingo, 4 de dezembro, 15.707 candidatos realizaram as provas do Vestibular UFMS 2023. Neste ano, o processo seletivo teve recorde de inscritos e uma das novidades é que a prova também foi aplicada no formato on-line

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon Vieira, ressaltou que o Vestibular e o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) oferecem juntos mais de 10 mil vagas, o dobro de oportunidades em relação ao ano anterior. O aumento do número de vagas refletiu na quantidade de inscrições, que bateu recorde nos dois processos seletivos. 

“A cada ano que passa o número de inscritos aumenta, isso demonstra o compromisso da UFMS com a formação dos nossos jovens. Ofertamos o dobro da vagas, mas a quantidade de inscritos foi bastante superior”. 

O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica, Anderson Viçoso de Araújo, explicou que é a primeira vez que a Universidade aplica também a prova on-line para o Vestibular. Conforme o edital, esta modalidade de prova foi ofertada para alguns cursos presenciais e de Educação à Distância. “É uma prova que é realizada em um sistema onde o candidato insere as informações, a senha, tira foto com a identidade e tem uma câmera que fica ligada durante a realização”, detalhou.

A diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Nilde Brun, destacou que o Vestibular foi construído pela Fapec em conjunto com a Universidade, com o objetivo de entregar uma prova de qualidade para os candidatos. Neste domingo, havia mais de 1,3 mil pessoas atuando na organização. “Foram alguns meses de trabalho, até porque tivemos essa novidade da prova on-line neste ano. Tudo foi pensado de forma que ninguém tivesse prejuízo, esperamos que todos possam fazer a prova da melhor forma possível e que tenham ótimos resultados”.

As provas presenciais foram aplicadas em 11 municípios: Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Na capital sul-mato-grossense, os locais de prova foram a Cidade Universitária e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Sonho de ser UFMS

A candidata Carolina Alves chegou ao local de prova com muita confiança. Segundo ela, a UFMS sempre foi prioridade entre as universidades. “Eu me preparei o ano inteiro, é a faculdade que eu quero. A prova não é fácil, mas vai de cada estudante, da sua preparação. Eu sempre quis entrar na UFMS, pesquisei muito e conheço pessoas que estudam aqui. Para mim, é a melhor opção”.

Apesar de receoso, Gabriel Moura tem expectativa de ser um dos calouros do curso de Medicina em 2023. O estudante se dedicou muito na preparação ao longo do ano e já sonha com a vaga. “Medicina na UFMS é um dos melhores cursos que temos”, afirmou.

Cecília Sá explicou que a preparação pré-Vestibular foi intensa e que sonha ingressar na Universidade em 2023. “Eu estou estudando há três anos, faço cursinho. Estou calma, em comparação com os anos anteriores, mas sempre tem aquele nervosismo”, disse.

A preparação para o Vestibular exige muito estudo e o apoio da família é importante neste momento. Luiz Humberto acompanhou a filha ao local de prova e ficou na torcida após o fechamento dos portões. “Ela se dedicou bastante, é muito esforçada. Nós acreditamos nela, sei que tudo dará certo”.

Aureni Ramos também acompanhou nos preparativos para o Vestibular. “A gente fica torcendo, tomara que dê tudo certo. Ela estudou bastante, espero que consiga”.

Os primeiros candidatos deixaram os locais de prova após 3 horas do início. Lívia Volcoff, de 17 anos, sonha com uma vaga no curso de Medicina Veterinária e contou que, apesar de ter sido uma prova difícil, espera garantir um bom resultado. Emily Pereira Lima também considerou a prova desafiadora, mas está na expectativa por um bom resultado. Aos 17 anos, ela deseja ingressar no curso de Odontologia. “Eu acho que fui bem na redação. Estudei sozinha犀利士 , pela escola, estou me dedicando desde o começo do ano”.

A prova composta de 60 questões objetivas terminou às 13 horas e o tema da redação foi “A cultura da paz e da não-violência como alicerce para o verdadeiro desenvolvimento”. Para o candidato Danilo França, a redação tem o potencial de garantir uma boa nota, mas confessou que o assunto o pegou de surpresa. “Com tanta coisa acontecendo no mundo e no Brasil, eu achei que seria outro tema”. 

De acordo com a Fapec, o Vestibular UFMS 2023 recebeu mais de 27 mil inscrições, das quais cerca de 19 mil foram efetivadas. A taxa de abstenção foi de 14,8% nas provas presencial e on-line. Segundo o pró-reitor de Graduação, o quantitativo ficou dentro do esperado. “Em geral, nos processos seletivos anteriores também verificamos uma taxa abstenção parecida com as do Vestibular deste ano”, finaliza.

Gabarito e resultado

A divulgação do gabarito preliminar da prova do Vestibular UFMS está prevista para a segunda-feira, 5. A publicação do resultado preliminar deve ser feita no dia 23 de janeiro e o resultado final está previsto para o dia 6 de fevereiro. 

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50