Nota de Esclarecimento sobre os vestibulares UFMS/PASSE e UEMS

Publicado por: Imprensa

A Fapec (Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Cultura) é uma instituição de caráter fundacional, de direito privado, sem fins lucrativos, instituída com a finalidade de prestar apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de inovação de sua Instituição Federal de Ensino Superior – IFES, que neste caso é a UFMS.

Com mais de 38 anos de atuação, a Fapec é conhecida e reconhecida nacionalmente por sua expertise em realizar grandes certames, manteve sempre sua reputação ilibada, com equipe qualificada em todas as fases e contando com Especialistas, Mestres, Doutores e Pós-Doutores na elaboração e correção de provas.

Temos segurança e confiança na qualidade dos profissionais contratados, todos com a mais alta experiência e titulação, que possuem reconhecimento acadêmico e de pesquisa científica, bem como reputação ilibada.

Nossa Banca de Corretores de Redação é composta por 37 corretores (especialistas/mestres/doutores) divididos por 4 coordenadores (Doutores/Pós-Doutores). Distribuídos em turnos (matutino/vespertino/noturno), cada turno com uma média de 15 corretores e pelo menos 2 coordenadores. As correções são realizadas presencialmente em local preparado pela Fapec.

Cada redação é avaliada independentemente por cada um dos corretores, cada corretor recebe por vez um lote contendo 100 redações sem identificação do candidato e juntamente recebe 100 fichas de correções cabendo a ele a correção apenas na ficha de avaliação não sendo permitindo marcação na redação original do candidato. Depois de feita a 1º análise, passa-se o lote para outro corretor, diferente do grupo do primeiro, que recebe novas fichas de correções para 2º análise. Os critérios de avaliação da Prova de Redação têm por referência os cinco tópicos estabelecidos no Edital do Exame (Vestibular ou Passe).

Buscando a transparência e lisura nas correções, não é permitida a marcação na redação original do candidato para que o próximo corretor ou até mesmo a equipe de discrepância não seja induzido na atribuição da nota.

A nota final de cada corretor será a soma dos pontos dados por ele aos cinco tópicos, e a nota final da redação do candidato será dada pelo aparelhamento do espelho dos dois corretores, sendo considerada como válida a maior pontuação atribuída em cada critério, isso se não ocorrer a terceira correção. Em caso de haver discrepância entre as duas correções, será realizada uma terceira correção pelo Coordenador de outro grupo de correção.

Faz-se importante esclarecer que haverá a terceira correção sempre que existir discrepância consistente em: (i) diferença de 250 ou mais pontos, resultantes da comparação das notas dadas pelos corretores; (ii) pular um tópico; (iii) tangenciamento ao tema (ter fugido do tema parcial: quando um corretor zerar e o outro atribuir qualquer nota; e (iv) quando os dois corretores deram a mesma pontuação.

Conforme expressamente estabelecido no ANEXO IV do EDITAL DE ABERTURA, que estabelece os CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO,

[...]

No interior dos tópicos, encontra-se a subdivisão em níveis, situados em ordem crescente de valoração (de 0 a 200 pontos), indicando-se os elementos considerados para a atribuição da nota de cada um deles à redação do candidato.

Ressalte-se que, para a devida quantificação do índice a definir os níveis em questão, o parâmetro é sempre a extensão do texto produzido pelo candidato, obedecido o número de linhas no âmbito dos limites estabelecidos neste Edital.

Ao final de cada tópico, será levado em conta o valor do maior nível atingido, respeitando-se a pontuação máxima de 200 pontos por tópico.

O Edital estabelece que a pontuação seja atribuída pelo maior nível alcançado pelo candidato e todos os níveis são múltiplos de 犀利士 50, não sendo possível haver pontuação quebrada, pois ao aluno é atribuída a maior por critério/tópico, E NÃO SENDO FEITA A SIMPLES SOMA (DE DUAS CORREÇÕES) E DIVISÃO POR 2 (DOIS).

Os critérios de correção encontram-se detalhadamente consignados no ANEXO IV do EDITAL DE ABERTURA, de modo a dar transparência aos candidatos quanto essa fase.

Vale ressaltar, que os procedimentos abertos junto ao Ministério Público Federal em razão da prova de redação Processo Seletivo Vestibular UFMS 2020 e o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) Triênio 2017-2019 - 3ª Etapa foram arquivados por ausência de irregularidade. Esses procedimentos aproximaram o nosso trabalho ainda mais do Ministério Público Federal, que, para os certames deste ano, acompanhou a construção da plataforma utilizada para correção das redações, a qual foi apresentada e aprovada previamente pelo Ministério Público Federal, bem como o procedimento adotado

A FAPEC escolhe a dedo seus profissionais para garantir a qualidade dos serviços prestações e não irá permitir que sua credibilidade e reputação seja maculada, razão pela qual informamos que medidas judiciais já estão sendo tomadas contra as inverdades proferidas quanto a FAPEC e os procedimentos adotados na realização dos Processos Seletivos Vestibular UFMS e UEMS, bem como no Passe UFMS.

Garantimos a todos a qualidade, seriedade e a segurança do nosso trabalho.

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50