O quarto episódio do videocast Conexão Fapec tem como entrevistado o professor Geraldo Alves Damasceno Júnior, e aborda o projeto “Efeito do fogo e da inundação na biodiversidade do Pantanal e suas implicações para o manejo de áreas protegidas na Bacia do Alto Paraguai”, também chamado de Núcleo de Estudos do Fogo no Pantanal (Nefau).
Para assistir ao episódio, clique aqui.
Durante a entrevista, o professor e coordenador das atividades, Geraldo Alves, explicou que apenas 5% dos eventos de fogo que ocorrem no Pantanal são causados por fenômenos naturais, como descargas elétricas, por exemplo.
“A maioria dos outros eventos são causados por ação humana, seja por ação involuntária, as vezes a pessoa vai queimar o quintal, ou algo semelhante, e o fogo escapa, como para manejo mesmo. No Pantanal, muitos proprietários usam o fogo para poder renovar o pasto, muitas gramíneas do Pantanal quando vão ficando velhas, ficam fibrosas, e o gado já não come, então quando você coloca o fogo, ela rebrota e o gado consegue comer. Do ponto de vista da conservação, é bastante interessante, porque as pess犀利士
oas fazem esse manejo do fogo e acabam utilizando a flora nativa como fonte de recurso natural”, explica ele.
Sabendo disso, o projeto trabalha em prol da prevenção de grandes incêndios, como os ocorridos em 2020 no bioma. “Estamos trabalhando nos planos de manejo integrados de fogo para as Unidades de Conservação (UC) do Estado. Nosso trabalho é queimar as UC de maneira controlada, de forma que nós consigamos diminuir a quantidade de combustível disponível. Dessa maneira, quando chega o fogo de maneira descontrolada, evitamos que desastres aconteçam”, finaliza Geraldo.
Sobre o Conexão Fapec
O videocast tem a intenção de popularizar, simplificar e difundir cada vez mais a Ciência, a Tecnologia, a Inovação e o Empreendedorismo. Novos episódios são lançados semanalmente na plataforma Spotify e também nas redes sociais da Fundação.
Acesse: fapec.org
Instagram: @fundacao.fapec
Facebook : facebook.com/fundacao.fapec