Panificadora instalada no presídio da Gameleira será gerenciada pela Fapec

Publicado por: Imprensa

Inaugurada na quarta-feira, 12 de maio, a padaria instalada no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, em Campo Grande, será gerenciada pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). 

“Este projeto é uma nova proposta de inclusão de pessoas, de capacitação e profissionalização. A proposta conta com a parceria da Fapec e envolve a UFMS, o TJ/MS, governo do Estado e Senac. A Fundação tem o papel fundamental de fazer o gerenciamento administrativo-financeiro, dando direcionamento a toda produção”, explica a diretora-presidente da Fundação, Nilde Brun.

A panificadora contará com a mão de obra de cinco detentos. Todos aprenderam a fazer pães, e por meio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), também terão oficinas com conteúdo de empreendedorismo para, ao final da pena, voltarem à liberdade e tocarem seu próprio negócio.

“Eles terão aulas sobre gestão de pessoas, funcionamento e gestão financeira de um pequeno negócio ou empreendimento, saberão montar currículos. Tudo isso está inserido em um projeto de extensão que contará com dois módulos anuais, ministrados por professores altamente capacitados”, destacou o pró-reitor de Esporte, Cultura e Lazer da UFMS, Marcelo Fernandes Pereira.

Investimento

Conforme o juiz Albino Coimbra Neto, responsável pelo projeto, ao todo foram investidos em torno de R$ 210 mil na construção e adequação de local e na compra de maquinários de panificação. 

 “Graças a essas parcerias e as empresas que acreditam no ser humano e no trabalho dessas pessoas, conseguimos colocar em prática projetos como este. Hoje temos aqui em torno de mil presos trabalhando e queremos que eles tenham no trabalho a where to get tamoxifen esperança de um futuro melhor”, disse o magistrado.

A padaria da Gameleira conta com forno turbo, cilindro profissional, modeladora para pães, amassadeira espiral com capacidade para 25 quilos, câmaras para crescimento de pães, assadeiras de alumínio, mesas de inox, balança elétrica, divisora de massa, congelador horizontal, esteiras para pão francês, câmara para 40 assadeiras, bebedouro e câmara climática.

Esperança

Erivaldo Barbosa Venâncio é um dos detentos que trabalham na panificadora. Ele conta que o aprendizado o direcionará para um futuro profissional e uma condição de vida diferente.

“Outrora a gente não tinha profissão, não tinha estudo, mas graças a Deus as portas estão se abrindo, aos poucos a gente vai se integrando à sociedade e quando sair必利勁 daqui poderemos viver em paz e cuidar da família”, comentou.

“É uma padaria inteligente, que não apenas possibilita a ressocialização por meio do trabalho com a produção de pães, como gera renda e permite ainda a remissão de pena”, conclui o diretor-presidente da Agepen, Aud Oliveira Chaves.

123
123
123
123
123
123
123
123
123
123

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

[email protected]

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados