Primeira unidade do Labcrie no Brasil é inaugurada em Campo Grande

Publicado por: Imprensa

Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a receber uma unidade do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie) voltada à rede de ensino estadual. Nesta quinta-feira, 28, o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, o reitor Marcelo Turine, a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun, e o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, inauguraram o primeiro laboratório no Centro de Formação e Pesquisa Mariluce Bittar, em Campo Grande. A iniciativa do MEC é conduzida em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) e com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Durante a cerimônia, o reitor Marcelo Turine ressaltou a importância do projeto para a educação. “Esse laboratório é um sonho nosso que foi integrado com uma demanda de política pública do MEC e a Presidência da República. Mato Grosso do Sul é o primeiro estado a inaugurar o laboratório. Precisamos nos unir para ajudar nossas crianças e nossos jovens a estarem cada vez mais conectados às novas tecnologias. O mercado demanda isso e esse laboratório é uma oportunidade imensa para fortalecer a educação”, falou.

O ministro ressaltou as dificuldades enfrentadas pelo setor da Educação durante a pandemia e a importância da tecnologia para a área. “Há um desafio enorme pela frente e um deles é trazer a inovação e a tecnologia para nossas atividades. O MEC tem olhado para a educação brasileira de forma integrada. Não podemos mudar a educação sozinhos, precisamos dar as mãos aos governos, prefeitos e secretários estaduais e municipais. Trazemos para esse espaço belíssimo o pensar, a criatividade e faremos com que os professores levem isso para sala de aula”, disse o ministro.

O secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, elogiou o projeto. “Hoje, estamos inaugurando em Campo Grande esse espaço muito especial. O aprendizado durante a pandemia fez com que materializássemos esse projeto. Nosso objetivo é leva-lo a todos os Estados”, destacou Mauro.

Da esq. para a dir.: A diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, o ministro da Educação, Victor Godoy, o secretário do Ministério da Educação, Mauro Rabelo, o diretor de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Fapec, Marcos Coelho, e a conselheira do Conselho de Inovação, Samantha Teixeira.

O Centro de Formação

“O Centro de Formação foi criado em 2017 para atender à necessidade de ter um espaço específico para formação de professores, técnicos, coordenadores diretores e demais servidores que atuam nas escolas. Aqui, temos toda infraestrutura para atender tanto as formações pedagógicas como as administrativas. O Labcrie vem somar e trazer mais uma oportunidade de qualificação”, falou o diretor do Centro de Formação Charles Kulhawa Filho.

A diretora presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica Alessandra Beker destacou a parceria com a UFMS e as muitas possibilidades da implantação do Labcrie. “O Labcrie é um marco para a educação básica, pois fortalece todo o trabalho que tivemos com a pandemia. Neste espaço será possível utilizar todas as ferramentas em benefício da aprendizagem dos nossos estudantes”, falou. De acordo com Alessandra, a formação será destinada, inicialmente, aos técnicos da Coordenadoria de Formação Continuada da SED e, posteriorm威而鋼 ente, com os professores da rede estadual e municipal de educação.

A estrutura do LabCrie.

O Labcrie

Segundo o coordenador-geral do Labcrie Hercules Sandim, há previsão de lançar as demais unidades até o fim do ano. “O próximo estado a receber o Labcrie é Paraíba. São R$ 17 milhões em investimentos na aquisição de equipamentos, insumos e mobiliários, além do fomento destinado aos processos formativos dos profissionais multiplicadores de cada unidade da federação”, falou.

O principal objetivo do Labcrie é apoiar a implantação de espaços dinâmicos dedicados à formação continuada de professores da rede pública de ensino em inovação e tecnologias educacionais, onde eles se sintam à vontade para experimentar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras que permitam desenvolver as competências necessárias para gerar inovação nas suas práticas pedagógicas.

 “A UFMS está à frente deste projeto e nossa equipe é responsável pelo planejamento da parte pedagógica, atendendo atender os formadores e professores que já estão atuando na rede e serão multiplicadores desta proposta de aprendizagem”, explicou a coordenadora pedagógica do Labcrie Daiani Damm Tonetto Riedner. “Por liderarmos esse projeto, inauguramos uma unidade piloto do Labcrie na Universidade, em março, voltada à formação dos nossos professores e estudantes dos cursos de licenciatura, especialmente”, acrescenta Daiani.

Segundo Daiani, a formação deve ser iniciada com o entendimento de gestão de projetos, cultura organizacional, cultura maker, aprendizagem criativa, robótica, educomunicação. “Vamos abordar de forma pontual esses principais temas necessários para atendermos as necessidades e aproximarmos cada vez mais os professores a fim de que eles consigam levar para a sala de aula as ferramentas de tecnologia que temos no Labcrie”.

No total, 27 unidades do Laboratório serão implantadas nos estados e Distrito Federal, conforme adesão realizada em 2021 e início de 2022, visando a promoção dos ecossistemas de inovação. Ao todo, está sendo realizado um investimento de 17 milhões de reais compreendendo recursos que se destinam à aquisição dos equipamentos, insumos e mobiliários, além do fomento destinado aos processos formativos dos profissionais multiplicadores de cada unidade da federação.

Equipamentos

A implantação do Labcrie em cada unidade federativa prevê a entrega e instalação dos seguintes equipamentos, mobiliários e insumos:

  • Kit Equipamentos: projetores multimídia, notebooks, impressora laser, Router CNC (corte à laser), nobreak, máquina para corte de vinil, microfone, caixa de som, tela de projeção, roteador wireless, câmeras fotográficas, tablets e tripés;
  • Kit Mobiliário: armário para escritório, bancada administração, bancada maker, biombos/lousa, gaveteiros, mesa administração, mesa de trabalho / prototipagem, mesas modulares trapézio, cadeiras (verde/azul/vermelha/cinza), puffs, banquetas maker e mesas dobráveis; e
  • Cesta de Insumos: headsets, cartões de memória, filamento abs, vinil adesivo, vinil transfer, pinças, alicates, chaves de fenda e philips, kit eletrônica, kit robótica, paquímetro, serrote, abraçadeiras de nylon, extensão elétrica, fita isolante, trena, pilhas, baterias e itens diversos de papelaria.

(Com informações da UFMS)

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50