Programa de Mestrado em Administração Pública é tema do oitavo episódio do podcast ‘Conexão Fapec’

Publicado por: Imprensa

O oitavo entrevistado do podcast Conexão Fapec, da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), é o Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Alessandro Gustavo Souza Arruda, que é doutor em Administração com pós-doutorado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (USP) e atua como diretor financeiro do Comitê Gestor do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap).

De acordo com o professor, o Profiap é um Programa de Mestrado Stricto Sensu, mantido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e financeiramente gerido pela Fapec. “A única linha de pesquisa é a administração pública. O Profiap existe desde 2015, quando foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e temos hoje 21 instituições federias de ensino associadas”, explica.

Nestes sete anos de existência, o Profiap lança um edital de acesso por ano, porém, a partir deste ano, existe a previsão de dois editais de acesso: para ingresso no meio do ano e para ingresso no início do ano. “O Profiap pode ser acessado por profissionais de qualquer área, desde que tenham formação de ensino superior. Nos editais de acesso, dividimos três grupos: servidores das instituições federais, pois foi pra eles, incialmente, que o Profiap foi criado; Demanda Social, quando abrimos vaga ao público geral, e conveniados, quando algumas [instituições] associadas reservam vagas para conveniados”, completa.

Anualmente, o Programa forma mais de 400 mestrandos pelas cinco regiões do país. “E é a Fapec que constantemente vem nos auxiliando nas inscrições, porque é por meio dela que nós fazemos as inscrições nacionalmente para as 21 instituições associadas. A Fundação também nos assessora com a administração financeira dos recursos da Rede, essas 21 instituições tem um nó central que se chama Comitê Gestor e esse Comitê é apoiado em suas ações administrativos financeiras pela Fapec”.

Para saber mais sobre o Profiap, acesse https://profiap.org.br/ . Para escutar o episódio, clique no link https://open.spotify.com/episode/7u62d犀利士 MSlxhhqXpX09G8l8w?si=t8Wm96MWQhe1PlC4YaLfUw&utm_source=copy-link&nd=1 .

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50