Programa Nerds da Fronteira é tema do 7º episódio do podcast Conexão Fapec

Publicado por: Imprensa

O programa Nerds da Fronteira é o tema do 7º episódio do podcast Conexão Fapec, lançado na última terça-feira (02) na plataforma Spotify. Quem fala mais a respeito do assunto é o coordenador do projeto, o professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Amaury Antônio de Castro Junior.

Desde 2009 na ativa, o Programa vem do nome do Núcleo Educacional de Robótica e Desenvolvimento de Software da fronteira, local onde o projeto de extensão surgiu, no CPPP (Câmpus de Ponta Porã) da UFMS.

“Na ocasião, o campus abriu com os cursos de Matemática e Sistemas de Informação e nesse contexto a gente precisava de ações que pudessem firmar e consolidar a presença da Universidade naquele momento, em especial na região sudoeste do Estado, onde estávamos. E vimos a extensão como uma das grandes oportunidades de realizar ações que pudessem levar a Universidade a um contato maior com a sociedade local e com a educação básica”, explicou Amaury.

O Nerds da Fronteira passou a explorar as áreas de raciocínio lógico, matemática e tecnologia. “A partir do estímulo e da organização de olimpíadas cientificas envolvendo estudantes da região. Olimpíadas como a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática), como a Olimpíada de Robótica. Ofertávamos oficinas, cursos preparatórios, promovíamos eventos que traziam os estudantes para dento das universidades e mostrávamos a eles que a Universidade estava ali presente威而鋼 , que era uma realidade da sociedade local e que poderiam ter acesso aos cursos”, completa o professor.

O projeto completou dez anos de existência em 2019, mas, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, teve suas atividades interrompidas. A expectativa é que ações retornem ainda este ano.

“Estamos retomando as atividades a partir do segundo semestre, vamos reunir os estudantes, já temos a previsão da organização da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica, teremos a final estadual, possivelmente no shopping Campo Grande, em parceria com o Sesi”.

Saiba mais sobre o assunto ouvindo o podcast “Conexão Fapec” no link https://open.spotify.com/episode/2UdYTTOQXuniZxmgZ9ayk5?si=E_A8_vZBSwSVsCVq7VlaZg&utm_source=copy-link . É possível entrar em contato com o professor Amaury diretamente por seu e-mail amaury.junior@ufms.br.

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50