Projeto leva música, arte e turismo a crianças da rede pública de ensino

Publicado por: Imprensa

Com o intuito de democratizar e facilitar o acesso à música e a pontos turísticos de Campo Grande, a UFMS e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), lançam nesta quinta-feira, 12 de agosto, o projeto Canções Poéticas em Imagens Modernistas. A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e à Cultura (Fapec) é uma das apoiadoras da iniciativa.

A cerimônia de lançamento do projeto ocorrerá a partir das 18 horas, no Teatro Glauce Rocha, onde será realizada uma apresentação do Movimento Concerto com performances de canções escritas por grandes nomes da cultura brasileira. O evento será transmitido ao vivo pela TV UFMS.

“Nós tínhamos pre日本藤素 visto apresentações em espaços tombados, turísticos. Como a gente não pôde fazer, porque as crianças, pela pandemia, foram impedidas de ir nos lugares, a gente gravou as músicas que seriam apresentadas lá e vamos passar alguns desses clipes, algumas dessas músicas gravadas nos espaços, no Teatro Glauce Rocha”, conta o professor Marcelo Fernandes, participante do projeto e pró-reitor de de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS.

Patrocinado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) , o projeto tem como objetivo realizar concertos musicais para alunos e professores da rede de ensino de Campo Grande. Por conta da pandemia de Covid-19, as performances foram gravadas previamente, para que não ocorram aglomerações. Os vídeos serão exibidos nas escolas da rede pública de ensino, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As apresentações terão como palco quatro espaços históricos e tombados no município: Morada dos Baís, Estação Ferroviária, Colégio Maria Constança e Museu José Antônio Pereira. As performances foram organizadas pelos músicos Marcelo Fernandes (violão) e Andressa Chinzarian (canto). com participação de Heitor Lotti (violino), Ana Lúcia Gaborim (canto) e Geraldo Vicente Martins (declamação de poemas). O repertório é composto por canções poéticas, intercaladas por imagens de quadros modernistas, poemas e execuções de obras instrumentais.

“É muito interessante realizar um projeto como esse, muito gratificante, porque quando a gente está elaborando a parte técnica musical, depois editando os vídeos, a gente vai cada vez mais sentindo a força e a beleza dessas obras, desses poemas de Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Mário de Andrade… São obras literárias musicadas por compositores como Villa-Lobos, como Villani-Côrtes e são obras que tocam a alma, então a gente poder trazer isso para as nossas crianças, os nossos professores, oportunizar esse material, poder mostrar a beleza dos nossos espaços tombados, levar isso para as pessoas que não teriam acesso ou teriam um acesso complexo, né? Quem vai procurar na Internet? É muito difícil uma criança de dez ou doze anos procurar [por esse tipo de obra]. Então a gente entende que é um projeto que lança sementes, sementes que florescerão o gosto pela beleza, o gosto pela literatura, o gosto pela memória de nossos espaços regionais”, observa Marcelo.

Após o lançamento, no dia 14, o professor Marcelo irá ministrar uma palestra sobre Modernismo Musical. A participação é gratuita e também será transmitida remotamente, às 9 horas, pelo canal da Escola de Extensão da UFMS. Haverá certificado de participação para os professores e alunos que assistirem as duas atividades on-line.

Assessoria de Comunicação da Fapec com informações da UFMS.

Tags: , , , ,

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50