Solenidade dá início às atividades do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica

Publicado por: Imprensa

Nesta quarta-feira, 9, o Teatro Glauce Rocha foi palco para a abertura do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Tecnológica do Governo de Mato Grosso do Sul.
A forma planejada no desenho da proposta e a iniciativa inovadora de capacitar os futuros estagiários, que vão atuar nos órgãos públicos do Governo do Estado, foram destaques durante toda a cerimônia, realizada presencialmente, atendendo as medidas de biossegurança e com transmissão ao vivo pelo Canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine falou sobre as expectativas em torno do trabalho. “Estamos aqui com quase 100 jovens […]. A gente tem certeza da empregabilidade de vocês, graças a essa conexão entre o conhecimento técnico, científico e agora prático do mundo do trabalho que é a Administração Pública Estadual de Mato Grosso do Sul […]. Quero parabenizar os jovens de todas as nossas universidades e o desenho desse modelo, que é um programa diferente. Este é um modelo que vai funcionar, eu tenho certeza”.
A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), apoiadora da UFMS, é que fará a gestão administrativa e financeiro do programa.

Na avaliação do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, todo o trabalho realizado desde 2015 foi focado em “gastar menos com o governo e mais com as pessoas”. As ações que culminaram no desenho do programa de estágio têm consonância com o trabalho executado até então no sentido de melhor preparar os estudantes para contribuir com a estrutura. “ A importância de conhecer por dentro do governo, o porquê de algumas políticas, de algumas decisões […]. Conhecer Mato Grosso do Sul por dentro, com seus problemas e potencialidades. Esse foi o objetivo”, declarou.

Também presente, o idealizador do programa e secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, detalhou como todo o processo teve início até que a proposta fosse finalizada, o que também foi acompanhado pelo Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS). “ Agora em 2018, quando o Crie fez a provocação e o governo aceitou o desafio, demonstramos o valor que damos à relação Universidade, estrutura pública e sociedade”.

A presidente do Crie-MS e reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Elaine de Cassiano, destacou a honra em estar à frente do Conselho no momento da execução. “Sinto-me honrada. Vejo hoje é verdadeiramente a execução de planejamento. A minha formação é administração, tudo que vimos hoje aqui é gestão, e uma gestão que percebemos o cuidado com a população. Este investimento será injetado na economia não só a parte financeira, mas o conhecimento. O objetivo capacitar antes para o mercado de trabalho com essa ação não só de capacitar antes esse estagiário e as pessoas que vão receber é fundamental”.

O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, pontuou o quanto o inv犀利士 estimento em ciência e tecnologia faz a diferença. “ É um trabalho inédito no Brasil, trabalho de várias mãos estamos ditando o futuro de um estado que vai avançar ainda mais. Estado que investe nas pessoas, não tem melhor investimento que esse. Quando você investe na base e em toda a cadeia acadêmica, também investindo no empreendedorismo é um legado que não tem tamanho”.

O programa foi apresentado pelo superintende de Gestão Estratégica da Segov, Thaner Castro Nogueira, logo após a apresentação cultural de Maria Alice, Pedro Ortale e João Pedro Ortale, . Também estiveram presentes o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio de Carvalho, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, a secretária de Estado de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Araújo Nardes e o diretor administrativo e financeiro da Fapec, Carlos Henrique Rabelo, representando a diretora-presidente Nilde Brun, e demais autoridades

O Programa

O programa de Estágio Supervisionado tem a seleção de estudantes da UFMS, UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e de universidades particulares do estado, para trabalhar no Governo do Estado.

A primeira turma foi selecionada em dezembro e recebeu a capacitação de 3 de janeiro até 8 de fevereiro. Os gestores das secretarias e repartições que vão receber estes estagiários também passaram por capacitação. Os estudantes começam a trabalhar nas secretarias a partir do dia 14 de fevereiro.

A duração do estágio será de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Os estudantes terão uma carga horária de 30 horas semanais, com bolsa-auxílio de R$ 1.100,00. O estudante também terá direito a auxílio transporte (R$ 200,00).

Com informações da UFMS

Tags: , , , ,
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123
123

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

[email protected]

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados