UFMS e Fapec vão contribuir com ações de desenvolvimento e inovação em Porto Murtinho

Publicado por: Imprensa

A cidade de Porto Murtinho, localizada na fronteira de Mato Grosso do Sul com o país vizinho Paraguai, receberá ações da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), no sentindo de aprimorar o desenvolvimento e inovação do município.

Por meio do Cidade Empreendedora, programa lançado nesta segunda-feira, 19, pelo Sebrae/MS em Porto Murtinho, a Universidade garantirá capacitação e integração para o território, conforme explica o reitor da UFMS, Marcelo Turine.

“Nosso objetivo enquanto Universidade, educação e ciência é entrar junto com o Sebrae na capacitação, formação e integração de jovens talentos junto às empresas e transformar a região em uma cidade com capacidade de empreender e inovar. É importante ter a educação e a Universidade como centro de referência para a ciência, tecnologia e empreendedorismo no desenvolvimento competitivo de todo nosso Estado”.

O projeto Cidade Empreendedora teve inicio no mês de abril em Porto Murtinho, e tem como objetivo a transformação da economia e promoção do desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Neste ano, além de Porto Murtinho outros 18 municípios de Mato Grosso do Sul aderiram ao Cidade Empreendedora. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o objetivo da instituição ao desenvolver o programa é promover o crescimento de cada um desses municípios.

“O nosso grande papel é a transformação. O objetivo maior é desenvolver a cidade através do fortalecimento do pequeno negócio. Nós precisamos fortalecer o empreendedor local para que ele possa gerar emprego e fazer com que o dinheiro gire na cidade”, enfatizou Claudio.

Rota Bioceânica

O reitor da UFMS, juntamente com a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun, empresários, governador e demais autoridades de Mato Grosso do Sul e Paraguai, visitaram o trecho do Rio Paraguai que receberá as obras da ponte que ligará os municípios de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no lado paraguaio. A conexão faz parte do projeto da Rota Bioceânica, acesso rodoviário que garantirá mais rapidez e agilidade no transporte da produção brasileira até o犀利士 s mercados da Ásia, Oceania e da costa Oeste dos Estados Unidos por meio dos portos de Antofagasta, Iquique e Arica, no Chile.

 A previsão é que a ponte seja concluída até 2023, com as obras orçadas em UU$ 82 milhões financiadas com recursos da Itaipu Nacional. De acordo com Turine, há dois anos a UFMS esta envolvida nos trabalhos e encontros relacionados à construção do Corredor Bioceânico.

“Temos pesquisadores conectados às universidades do Paraguai, Chile e Argentina para poder gerar ciência e tecnologia, fortalecer o turismo, construir o Plano Diretor de Porto Murtinho, e oferecer diagnósticos. Tudo isso é uma parceria da UFMS, Fapec e Sebrae para o crescimento do Estado”, completa.

A execução do Plano Diretor de Porto Murtinho ficará a cargo da Fapec. O planejamento adequado, com bases e diretrizes para a organização socioambiental da cidade, bem como macrozoneamento, sistema de organização de moradia, das áreas verdes e zoneamento, entre outras ações previstas no Plano Diretor vão garantir mais estrutura para a cidade receber todos os impactos que virão junto ao Corredor.

“Neste momento bastante importante para o desenvolvimento da rota, que é um sonho para o Estado e para o Brasil, principalmente na questão de escoamento da nossa produção, a Fapec entra na elaboração do Plano Diretor e na execução de um plano de desenvolvimento da Rota Bioceânica. Colocamos a Fundação à disposição deste trabalho que beneficiará tanto nosso Mato Grosso do Sul”, finaliza a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun.

Turine e demais autoridades no lançamentos do programa Cidade Empreendedora, em Porto Murtinho
Autoridades antes de visitarem trecho onde será construída ponte no Rio Paraguai
Autoridades antes de visitarem trecho onde será construída ponte no Rio Paraguai
Marcelo Turine e Nilde Brun durante evento
Barco com autoridades navega em direção ao local da futura ponte

Texto : Assessoria de Comunicação da Fapec com informações da Agência de Notícias do Sebrae/MS

123
123
123
123
123
123
123
123

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

[email protected]

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados