Veículo elétrico vai colaborar com o desenvolvimento de pesquisas na UFMS

Publicado por: Imprensa

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) recebeu um veículo elétrico para uso institucional, fruto de um projeto de pesquisa de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica com financiamento de duas concessionárias de energia, por meio de um programa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto visa incentivar a mobilidade elétrica por meio do veículo e da instalação de um eletroposto para bicicletas. O carro foi concedido pela concessionária Renault e o eletroposto está sendo construído na Cidade Universitária. A troca de energia entre o eletroposto, o carro e as bicicletas é o objeto de estudo das pesquisas. A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura  (Fapec), é a responsável pelo gerenciamento administrativo-financeiro da proposta.

“O nosso objetivo é encontrar soluções tecnológicas. Esse carro é totalmente elétrico e nós vamos ter um eletroposto na nossa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com carregamento rápido e vamos testar a conexão wireless para carregamento. São várias inovações que a Universidade está fazendo em algumas áreas estratégicas e ter uma cidade inteligente, uma cidade suste Mato Grosso Sul e para o Brasil”, afirma o reitor Marcelo Turine.

O projeto abrange o fomento e desenvolvimento de tecnologias, o incentivo à compra e venda de veículos elétricos – que por não produzirem poluentes, como os veículos com motores a combustão, são considerados tendência para o 樂威壯 futuro -, e a promoção da ideia de eletropostos sustentáveis.

O professor Ruben Barros Godoy é coordenador da pesquisa e, segundo ele, o objetivo é focar na interação dos veículos com a energia elétrica e, dessa forma, analisar a viabilidade de carros elétricos doarem energia quando a rede elétrica falhar e até mesmo a possibilidade de carregá-los sem necessidade de fios. “Não é apenas, nesse instante, mostrar que o veículo elétrico funciona e que de fato ele é importante – como ele vai ser para nossa Universidade -, mas também desenvolver tecnologias alternativas, como no caso do veículo interagir com a rede elétrica, podendo inclusive fornecer energia para a rede elétrica nos momentos que ela precisar, e obviamente absorver nos instantes em que ele precisa ser carregado. Mais do que isso, nós queremos que, no futuro próximo, o veículo não necessite mais de cabos para carregamento”.

De acordo com Ruben, foram as empresas que abordaram e convidaram a Universidade para participar do projeto. “O convite foi feito a nós com base no nosso conhecimento e após uma série de negociações, nós aceitamos, mas sob uma condição: que a UFMS também fosse detentora de um eletroposto e de um veículo, que é o que estamos recebendo hoje aqui”, conta.

O fácil acesso dos pesquisadores, professores e estudantes a estes componentes irá facilitar a capacitação e a produção sobre o tema, como o desenvolvimento de artigos científicos, por exemplo, algo que o professor Edson Batista vê como uma das relevâncias do projeto, além da sustentabilidade.

“A importância desse projeto, em termos de sustentabilidade, é ele ajudar o sistema elétrico, porque em determinados momentos a gente tem possibilidade do próprio veículo fornecer energia para o sistema e inclusive às bicicletas também, então ele vai aliviar o sistema elétrico. Em aspecto profissional, também para os professores e estudantes ele é muito importante, porque além de nos qualificar em uma tecnologia emergente e inovadora, ele traz para os alunos essa possibilidade de trabalhar com uma tecnologia de vanguarda”, diz.

O professor Moacyr Brito é gestor técnico do V2G (Vehicle to Grid, termo em inglês para designar quando veículos elétricos devolvem energia à rede). Ele acredita que o projeto irá fomentar, a nível nacional, pesquisas que incentivem a substituição dos veículos a combustão por veículos totalmente elétricos, e reforça o cunho sustentável da proposta. “Nessa pesquisa nós conseguimos unir diversas frentes, como a instalação de eletropostos. Fazemos também, dentro deste eletroposto, a gestão eficiente de energia entre sistemas de captação solar, como os fotovoltaicos, e conseguimos então, gerando energia limpa, carregar as baterias desse veículo elétrico e fazer também a troca de energia entre a bateria do veículo, a rede e um conjunto de bicicletas elétricas que o projeto também irá receber”.

O eletroposto já está sendo construído e ficará próximo ao Complexo Aquático e ao Restaurante Universitário. Já o carro elétrico será utilizado pelo setor de Segurança da UFMS, para fazer rondas no campus.

Assessoria de Comunicação da Fapec com informações da UFMS

Fotos: Leandro Benites

Tags: , , , ,
123
123
123
123

Útimas notícias

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(67) 3345-5900 | (67) 3345-5901

fapec@fapec.org

Rua 9 de julho, 1.922- Vila Ipiranga

2ª a 6ª | 07h30 às 11h30 e 13h às 17h

Política de Privacidade

NOS ACOMPANHE ATRAVÉS DO INSTAGRAM:

© FAPEC - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 15.513.690.0001-50